Desta vez, faremos uma postagem referente ao tempo em que não tínhamos malícias em nossas cabeças: Nossa infância.
Aaah, queem não se divertia nessa época? Brincávamos até cansar e depois ficávamos vidrados na televisão em desenhos animados, programas educativos ou seriados que passavam em emissoras que hoje não mais existem.
Não sei vocês, mas parece que os desenhos que passam hoje nem chegam aos pés dos de antigamente. Então faremos algumas postagens relembrando estes desenhos, que se eternizaram em nossas mentes, e fizeram parte da melhor fase nossa.
O primeiro a ser lembrado é a série educativa Castelo Rá-Tim-Bum. Ele é um programa infantil brasileiro produzido e transmitido pela TV Cultura. Voltado para o público infanto-juvenil e seguindo uma abordagem pedagógica, o programa estreou no dia 9 de maio de 1994 até deixar de ser produzido em 1997

A história de passa com um garoto de 300 anos de idade chamado Nino, que mora num castelo nos arredores da cidade de São Paulo. Impossibilitado de frequentar a escola por causa da idade, Nino não tem amigos, morando com seu tio Victor (3.000 anos) e Morgana, sua tia avó (6.000 anos). Através de um feitiço, Nino faz com que três crianças (Pedro, Biba e Zequinha) entrem no castelo atrás de uma bola. Os três acabam se tornando amigos de Nino e visitam o castelo em todos os episódios. O doutor Abobrinha é o principal vilão porque quer substituír o terreno do castelo e no lugar construír um prédio de cem andares.
Personagens Principais.

Dr. Victor (Victor Stradvarius Victorius): Tio de Nino, não sabe-se por parte de quem, se de pai ou de mãe. Um poderoso feiticeiro, amigo das máquinas, animais e crianças. Inventor incrivelmente talentoso também, trabalha para uma companhia de função não especificada (Muito provavelmente uma firma tecnológica). Victor é rígido com Nino quando este está sendo muito teimoso ou preguiçoso com suas obrigações, com freqüência fazendo o tio do garoto exclamar seu bordão "Raios e Trovões!", o qual causa os próprios. Victor tem alguns milênios de idade, o que lhe proporcionou a chance de conhecer figuras históricas, entre elas podendo-se citar sua amizade com Leonardo da Vinci.
Dona Morgana (Ana Morgana Stradvarius Victorius): Tia-Avó de Nino, uma poderosa feiticeira que completou 6000 anos em um episódio da série. Morgana viveu muito, estando presente em muitos grandes eventos e passagens da história e de lendas. No quadro "Bruxaria", Morgana proporcionava aos que assistiam o programa conhecimento sobre as muitas histórias que conhecia, desde lendas místicas da mitologia até fatos históricos como a construção da Grande Muralha da China ou a invenção do Dinheiro. Tem em Adelaide sua fiel companheira e mascote de bruxa. Seu quarto fica na torre mais alta do castelo.
Zeca: Menino mais jovem do grupo de amigos de Nino. Zeca é pequeno, sapeca e muito curioso, chegando a ser desagradável em muitas situações. Tanto que, ao menor sinal de alguma coisa que ele não compreenda, logo ele dispara: "Por quê?", iniciando uma sequência de "porquês" até alguém perder a calma e berrar "Porque sim, Zequinha!" ou variações da mesma, trazendo o quadro de "Por quê?" para responder a dúvida dos personagens de uma forma que não envolva "porque sim".
Biba: Menina do grupo de amigos de Nino. Uma garota esperta, feminina e decidida. Quando não está tirando sarro dos meninos ou agindo como a mais 'responsável' do grupo, Biba gosta de soltar o verbo e dar luz a idéias que geram tanto aventuras como confusões entre o grupo e os demais habitantes do castelo.
Pedro: Menino mais velho do grupo de amigos de Nino. Pedro é, como sua aparência demonstra, um pouco mais intelectual que seus demais amigos. Sempre com boas idéias para brincadeiras ou para exercer sua própria criatividade, Pedro praticamente torna-se líder do grupo na ausência de Nino, por ser o mais esperto e legal.
Além destes personagens o castelo recebia alguns outros tais como: Bongô, Etevaldo, Penélope, Caipora e o Dr. Abobrinha.
Curiosidades:
- A audiência da série foi considerada um sucesso para a TV Cultura, com uma média de 12 pontos, índice jamais alcançado por uma série educativa ou por um programa da emissora.
- O episódio em que Nino e Etevaldo voltam no tempo não foi exibido desde 1999 por motivos desconhecidos, porém retornou a temporada em 5 de maio de 2008, na TV Brasil. Com sua volta, percebemos que o episódio tem um enredo bem diferente dos episódios que conhecemos, pois é um episódio com poucos quadros e o roda em volta da família Stradivarius. Pouco freqüente na série. Alguns episódios chegam a citar algumas coisas, mas o roteiro foi abordar a família Stradivarius desse jeito de novo somente no filme.
- Castelo Rá-Tim-Bum foi considerado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) o melhor programa infantil de 1994. Em 1994 e 1995, recebeu a medalha de prata na categoria melhor programa infantil do Festival de Nova York. Em 1995 ganhou o Prêmio Sharp de Música para o melhor disco infantil.
- A série foi exibida para toda a América Latina pelo Canal a cabo Nickelodeon entre 1999 e 2001.
- Em 1999 o programa ganhou uma versão para os quadrinhos, dirigida e produzida pelo quadrinista Eder Araujo, publicada pela Editora Ação. Num formato experimental, pintada a pincel e com roteiros lúdicos e bem trabalhados; já no primeiro número vendeu quase 100 mil exemplares e bateu revistas tradicionais do gênero, como a da Turma da Mônica.
- O ator Wagner Bello, que interpretava o Etevaldo, faleceu durante as gravações da série. Por isso para substituí-lo, entrou a personagem Etcetera (Siomara Schroder).
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre o Blog, ou sobre o tema citado a cima :D
Responderemos em breve caso seja uma opinião.
Todos que possuem uma conta no Google (inclusive os que possuem Orkut) escolham a opção conta do Google.Assim saberemos quem você é.
Equipe Paraíso.